Image and video hosting by TinyPic

.

A Sensualidade na dança


A dança do ventre que conhecemos hoje tem sua origem diretamente ligada ài rituais de fertilidade e à maternidade. Com o fim da era matriarcal e o advento do monoteísmo patriarcal com todas as suas restrições religiosas, a mulher foi perseguida, marginalizada e injustamente castigada. A dança deixou de ser sagrada e passou a fazer parte de celebrações, comemorações e festas..Descoberta e amada pelos árabes, hoje ela faz parte do seu dia a dia. As pessoas se encontram, tocam e dançam como parte do cotidiano. A dança e a música são elementos importantíssimos em ocasiões especiais como casamentos e festas familiares.
Hoje ela é amada e dançada no mundo todo.
Parece que a Dança do Ventre que conhecemos aqui, não é a mesma que citamos acima. Desde o século XIX, quando houve um interesse do mundo pelas culturas orientais, essa excêntrica e misteriosa arte teve sua essência totalmente violada.
Nós ocidentais, como é de nosso péssimo hábito, deturpar, comercializar e vulgarizar costumes orientais, não poderia deixar de rotular a Dança do Ventre como arma de sedução e erotismo.
É lamentável que até os dias atuais, as pessoas, principalmente, algumas bailarinas, ainda não tenham compreendido seu verdadeiro sentido.
A Dança do Ventre, além se seu caráter folclórico, possui uma sensualidade expontânea. Porém essa sensualidade jamais poderia ser confundida com a vulgaridade exacerbada que prolifera atualmente na mídia.
Estudar, conhecer os costumes, o folclore e as tradições dos povos de sua origem, é uma forma de preservarmos a sua verdadeira essência e também uma forma de respeitar e ser fiel a arte de uma outra nação.
A Dança do Ventre é uma arte milenar e deve ser amada e respeitada por quem as pratica e, principalmente, por aquelas que têm a responsabilidade de ensiná-la.



Nenhum comentário: