Image and video hosting by TinyPic

.

Said

Derback - Instrumento de percussão
Traduzido diretamente para o português, Saaid significa feliz. É um ritmo árabe bastante popular executado em ocasiões festivas. Originário da região de El Said, Egito, Said é o reverso do Baladi. Os dois Duns que iniciam o Baladi, aqui são encontrados no centro do compasso. Usualmente tocado de forma acelerada, possui acentos fortes, com sobreposições de graves por todo o compasso.
Às vezes, o Said é tocado com uma antecipação do primeiro tempo, o que lhe dá uma característica mais quebrada e rica. Ritmo 4/4, é tradicionalmente usado para "Tahtib".Dança marcial masculina, na qual os homens simulam lutar com longos bastões que fazem às vezes de uma arma. Seus movimentos são fortes, ágeis, marcados por saltos, giros e batidas de bastões.A versão feminina para essa dança é a Raks Al Assaya ou Dança da Bengala. Uma versão suave e muito mais delicada que a dos homens.
Apesar de ser um ritmo de origem folclórica, o Said é utilizado também em canções modernas e em peças especiais para Dança Oriental. Fundamentalmente é estruturado a partir do Maksoum, tomando para si um novo sabor que lhe dá  um aspecto folclórico.

DZ        --D       D--         T--
------      ------      ------      ------
  1          2          3           4

DD       --D         D--      T—
-----      ------       ------      -----
1           2          3          4

--Z        --D       D--         T--
------      ------      ------      ------
1          2          3          4
 Elen Hanna

Nenhum comentário: