Image and video hosting by TinyPic

.

MANDALA III


Dança árabe, exercício para o corpo e para a mente

Uma nova viagem pelo mundo árabe, através da dança, vai começar. Um espetáculo de cores e movimento que encantam homens e mulheres de todas as idades, e um espetáculo cultural que já está em sua terceira edição. É o MANDALA - Mostra de Arte, dança e Literatura Árabe, que vai acontecer dias 9 e 10 de Dezembro de 2010, no Teatro do Colégio Marista, em Varginha.


Mais do que um simples espetáculo de dança, o MANDALA vai proporcionar ao público crescimento cultural ao conhecer diferentes costumes. Afinal, a dança é o retrato fiel de um povo, e no caso dos povos árabes, a dança é a exteriorização de sentimentos e do cotidiano.

Não estamos falando apenas da dança do ventre tradicional, com movimentos sensuais e esvoaçantes. O espetáculo vai além, e apresenta ritmos e estilos menos conhecidos no ocidente, como a Dança Gawazee, típica de ciganas egípcias, muito alegre e colorida, em que as mulheres dançam durante atividades corriqueiras.

Também será apresentada a dança Khaleege, típica do Golfo Pérsico, em que as mulheres dançam com o corpo todo coberto; danças ritualísticas com taças e velas, Espada, e estilos comumente vistos em filmes e novelas. Enfimo MANDALA é o espetáculo para quem ama dança, e gosta de conhecer diferentes culturas.

O evento é organizado pelo Espaço de danças Elen Hanna, de Varginha. A Escola ensina danças árabes para mulheres de todas as idades, além de promover saraus que aproximam do universo árabe. Para fazer aulas de dança árabe não há nenhum requisito. Não é preciso ter corpo escultural, nem longos cabelos, nem grande preparo físico. Basta ser mulher.

Aliás, a cada ano aumenta o número de mulheres que adotam a dança do ventre como atividade física. Ela tem baixo impacto, e por isso pode ser praticada por mulheres de todas as idades. Os movimentos ajudam a melhorar a postura, aumentam a feminilidade, acalmam e alegram. As aulas mesclam o exercício físico com noções de história e idioma árabe, e os saraus tornam-se importantes momentos de confraternização entre as alunas e familiares.

O estudo da dança árabe vai além dos movimento sensuais da dança do ventre. Trabalha o corpo e a mente da aluna, em prol da melhoria física e intelectual de cada uma.

O Espaço de Danças Elen Hanna fica na Rua Delfim Moreira, 470- Centro
Fone: (35) 3221-7756 - 8808-7162


Estela Torres
Jornalista e Dançarina

Nenhum comentário: